Tecnologia do Blogger.
RSS

Adubo Orgânico


A utilização de um composto, melhora a condição do solo por adição de água, retenção de nitrogênio e húmus, vitais para o bem-estar das plantas.
O composto pode ser comprado, mas é tão fácil de fazer que não há desculpa para não o produzir, reduzindo assim o custo de manutenção do seu jardim/horta. Virtualmente qualquer material orgânico pode ser utilizado nas compostagens, desde sacos de chá, cascas de vegetais, cascas de ovo, folhas velhas, restos de plantas,etc. Não utilize restos de alimentos cozidos, porque isso irá atrair pragas, é provocar cheiros desagradáveis.
Vantagens da Compostagem:
O composto melhora a estrutura do solo, e actua como adubo.
- O composto tem fungicidas naturais e organismos benéficos que ajudam a eliminar organismos causadores de doença, no solo e nas plantas.
- Sustentabilidade do uso e melhoramento da fertilidade do solo.
- Retenção de água nos solos.
- Redução no uso de herbicidas e pesticidas.
- Redução da contaminação e poluição atmosférica.
Criação do composto orgânico
Existem várias formar de criar um processo de compostagem, mas pressupondo que não temos muito espaço livre o melhor é construirmos uma pequena caixa de madeira sem fundo e tampa,  ou comprarmos um recipiente próprio que pode ser adquirido nas lojas da especialidade.
Compostor de Madeira
Compostor de Plástico
Dentro do compostor, iremos colocar toda a matéria que iremos utilizar no processo de compostagem, para o processo correr normalmente temos de 2 em 2 dias revolver a pilha orgânica de forma a ser arejada, vamos repetindo este processo até toda a matéria estar com uma cor castanha, homogénea, e uniforme no seu aspecto, não sendo possível distinguir os diversos materiais utilizados, este processo pode demorar cerca de 2 meses, ao fim deste tempo está pronto para ser utilizado.
E assim terminamos o processo de compostagem, lembre-se não utilize os fertilizantes em demasia, pois pode danificar a camada fértil do solo.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário

Atendimento e vendas atraves:


Blog: http://hortasvitalidadesaude.blogspot.com
Email: hortasvitalidadesaude@gmail.com
SAC: (31) 3569-7854 e na sede da empresa:
Av. Raja Gabaglia nº 4000 - Gutierrez, Belo Horizonte, MG


Dividimos em 6x sem juros, nos seguintes cartões: